Óleo do motor

Procurar por viscosidade

Óleo do motor
Encontre as peças corretas para seu veículo

Saiba mais Sobre a Troca de Óleo do Motor e Manutenção do seu Veículo

Para rodar com segurança e prolongar a vida útil do veículo, é importante ficar atento ao estado de conservação e funcionamento de seus componentes. Pensando nisso, a troca de óleo com o lubrificante adequado é essencial para o desempenho do veículo e do motor. Mas quando trocar o óleo? E por quê?

A troca deve ser efetuada quando atingir o período, quilometragem ou prazo recomendados pelo fabricante do veículo no “Manual do Proprietário”, porém há alguns sinais que mostram que essa troca precisa ser feita antes.

  • Se o óleo estiver grosso e escuro, devido à presença de partículas de sujeira e carbono.
  • Se o nível de óleo estiver muito baixo, a ponto de causar algum ruído.
  • Se a luz do painel referente a este item acender.

Além disso, é fundamental conhecer quais são os tipos de óleo e a viscosidade de cada um. Os óleos de motor dividem-se em três categorias.

  • Minerais: derivam do petróleo bruto, que é processado para separar as propriedades úteis e remover elementos indesejáveis.
  • Sintéticos: são confeccionados por meio de um processo químico, o que os tornam menos voláteis e com um desempenho melhor.
  • Semissintéticos: resultado da mistura do óleo mineral com sintético.

Já a viscosidade, ou espessura do óleo, deve adequar-se à temperatura ambiente e às recomendações do fabricante. Nas embalagens, poderemos encontrar os indicadores 10W50, por exemplo. O primeiro número mostra a fluidez do óleo frio. Quanto menor o número, mais ele flui em baixas temperaturas.
O segundo mostra a viscosidade do óleo quando aquecido. Quanto mais elevado for o número, mais fluido ele fica. Logo, se o óleo for muito grosso quando o motor estiver frio, ele não se movimentará adequadamente pelo motor. E se for muito fino quando o motor estiver quente, não lubrificará devidamente os componentes.

Vale ressaltar que ao realizar a troca do óleo é importante trocar o filtro também, pois com o uso ele carrega as impurezas, que dificultam a passagem do óleo e ocasionam falhas na lubrificação.

Filtros / Óleo /Troca de óleo
TRUSTPILOT